Aconteceu na última segunda-feira, dia 25/06, importante reunião em Dores do Rio Preto – ES, que estabeleceu a criação da Federação dos Produtores de Cafés Especiais do Caparaó.
Essa Federação será a gestora da Indicação Geográfica dos Cafés Especiais do Caparaó e contará com representantes de dezenas de Associações de produtores rurais de 16 municípios da região, sendo 10 capixabas e 6 mineiros.
A Caparaó Júnior participa como parceira da proposta desde 2014, quando realizou uma pesquisa (Grãos do Caparaó) apoiada pelo CNPq, o Ifes – Campus de Alegre e o Instituto Federal do Sul de Minas – Campus de Muzambinho. Os resultados desta pesquisa estão subsidiando o estabelecimento do perfil sensorial – o “terroir” – do café que permitirá o enquadramento da IG na condição de Denominação de Origem.
Também no ano de 2014, a Caparaó Jr. organizou com diversos parceiros o IV Encontro de Cafeicultores do Ifes – Campus de Alegre, na portaria do Parque Nacional do Caparaó, em Pedra Menina , Dores do Rio Preto – ES, onde 450 produtores tiveram a oportunidade de conhecer e protagonizar o início dos trabalhos de construção da IG.