A segunda edição da Mostra de Cafés de Divino de São Lourenço/ES, um evento que já desponta como um importante acontecimento para a cadeia produtiva do setor, veio somar positivamente para a consolidação do reconhecimento da região como um expoente na produção de cafés com qualidade superior. As amostras trazidas pelos produtores foram avaliadas por Q Graders, que são especialistas com certificação internacional em avaliação de cafés, e pelo público presente no evento, em cupping’s técnicos e populares.
Para quem não está familiarizado ao termo “cupping”, trata-se de literalmente “provar” os cafés, segundo protocolos de avaliação internacionais. Uma apresentação desses procedimentos foi realizada no evento, de forma ilustrativa aos participantes.
PARCERIAS E PROJETOS
Os resultados apontaram um desempenho coletivo superior ao apresentado no ano anterior, com pontuações que conferem às amostras patamares de alta qualidade. A iniciativa de realização do evento conta com parcerias entre Prefeitura Municipal de Divino de São Lourenço por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Incaper, banco Sicoob e Caparaó Jr. por meio de um projeto firmado com o banco Banestes. Importante salientar que 8 dos 10 primeiros colocados são participantes desse projeto.
RESULTADOS
Em um evento onde todos saíram vitoriosos, o destaque ficou para a amostra do produtor PEDRO WILIAN BARBOSA, atingindo a marca de 85,7 pontos na escala de avaliação internacional SCA (Speciality Coffee Association), sagrando-se o grande campeão desta edição.
1º Pedro Wilian Barbosa
2º Paulo Cesar Barbosa
3º Leôncio de Souza Aguiar
4º Jose Izidoro Adão
5º Cezio Viana de Souza
6º Jaime Gomes de Moura
7º Paulo Roberto Alves
8º Diego Figueira Cardoso
9º Marina Márcia de O. Moura
10º – Tiago André F. Messer