CAPARAÓ JR. REALIZA O 49º CURSO DE CLASSIFICAÇÃO FÍSICA E SENSORIAL DE CAFÉ

Entre os dias 26 e 28 de julho de 2022, aconteceu no Instituto Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre mais um curso de Classificação Física e Sensorial de Café, oferecido pela Caparaó Jr. – Empresa Júnior do Curso de Tecnologia em Cafeicultura.

O curso foi realizado no Laboratório de Classificação Física e Sensorial de Café do Campus, com o objetivo de instruir e sensibilizar produtores, estudantes, profissionais da cadeia do café quanto aos procedimentos técnicos para caracterização do café.

A minicurso ainda permite ao participante identificar aspectos físicos e sensoriais do café produzido em diferentes ambientes e sob vários processos produtivos, além de orientar para a valoração dos produtos. Sob este último aspecto, tem destaque o empoderamento dos produtores que passaram a conhecer seus produtos para melhorar a negociação em valores justos.

O curso, que teve duração de 30 horas, foi ministrado pelo professor Orientador da Empresa, João Batista Pavesi Simão (que é Doutor em Agronomia e Q-Grader licenciado pelo Coffee Quality Institute), por José Elias Alves Adão e por Tiago de Souza Alves, ambos Tecnólogos em Cafeicultura e Q-Graders licenciados pelo mesmo órgão. Ainda participaram como organizadores diversos membros da Caparaó Jr. e alunos do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura.

Durante 3 dias, os alunos puderam participar de diversas provas e treinamentos, dentre estes: prova de cafés coados, introdução à classificação física, sensory skills, conceitos de torra de café, introdução à metodologia SCA, cupping’s, triangulações, uso do Coffee Flavor Map-T100, matching pairs, dentre outros.

A todos os envolvidos com o curso, nosso muito obrigado!