Entre os dias 6 a 11 de maio, a BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais) realizou mais um curso Q-grader, para certificação profissional de degustadores de cafés.
A crescente demanda de cafés especiais abriu um leque de opções para profissões e especializações no seguimento e direcionamento da produção cafeeira de qualidade. A profissão Q-grader remete a avaliador e a qualidade. Onde os alunos passam por diversos exames na área de qualidade física e sensorial de café, baseados na metodologia SCA (Associação internacional de Cafés Especiais) que foca na qualidade dos cafés.
Os aprovados se certificam como avaliadores de cafés especiais a título internacional, pelo Instituto de Qualidade do Café (CQI, sigla em inglês) podendo diferenciar e avaliar todos os tipos de grãos.
A empresa Caparaó Jr. trabalha desde 2016 com Análise de Qualidade de Café, e conta com profissionais Q-graders desde então. Até agora já foram formados 8 pessoas que passaram pelo nosso laboratório de Classificação e Degustação de café, entre eles Ayanna Patrícia Alves de Lima Campanha, Carolina Moreira Figueiredo, João Batista Pavesi Simão, Ítalo Fonseca Werner, Bruno Zuccon, Jeziane Garcia Apostólico, Mycael Corrêa Alves, Gustavo Lopes da Silva e José Elias Alves Adão. Todos trabalham na área e ajudam a fortalecer a cultura de cafés especiais com muita competência e profissionalismo!
Hoje a empresa Caparaó Jr. conta com uma equipe de seis Q-graders para fazer as avaliações de cafés dos produtores da região do Caparaó – Minas Gerais – Espírito Santo e Noroeste do estado do Rio de Janeiro.
Gustavo Lopes da Silva, Ítalo Fonseca Werner, José Elias Alves Adão (membros da empresa). João Batista Pavesi Simão (professor orientador). Jeziane Garcia Apostólico (funcionária da Caparaó Jr.). Tássio da Silva de Souza (parceiro do INCAPER).
Nosso agradecimento a equipe BSCA! E nosso parabéns a todos alunos que se formaram Q-graders que passaram pelo nosso laboratório especialmente aos alunos José Elias Alves Adão e Gustavo Lopes da Silva.