De 05 a 07 de março, a empresa Caparaó Jr, realizará mais um Curso de Classificação Física e Análise Sensorial de Café.
O curso será realizado no IFES – Campus de Alegre, no Laboratório de Análise Física e Sensorial de Café, ministrado pelo professor João Batista Pavesi Simão e por José Elias Alves Adão, ambos Q-graders licenciados pelo CQI (Coffe Quality Institute). Com carga horária de 24horas. O foco do curso são produtores de café, alunos e profissionais que queiram aprender mais sobre a arte da Degustação.
O evento acontecerá conforme a programação a seguir:
Etapa 01: (duração de 8h)
- Prova das garrafas: Serão servidos três cafés diferentes, coados, com o objetivo de provocar o aluno a identificar as diferenças de sabores que existem entre esses cafés.
- Introdução à classificação física: atividade prática de classificação física (umidade, cata de defeitos, tipo, peneira).
- Le Nez Du Café: 36 cheiros artificiais de aromas e sabores encontrados no café. Na atividade, busca-se identificar fragrâncias que estão presentes em amostras de café.
- Sensory Skills: Na atividade, preparam-se diferentes tipos de água com adição de sal, açúcar e ácido cítrico. A atividade tem a finalidade de sensibilizar a língua do participante com fim de descobrir em qual parte sensível da boca são encontrados os atributos presentes nas misturas.
Etapa 02: (duração de 8h)
- Triangulação: Prova com várias amostras de café. Em cada grupo de três xícaras, há uma diferente. O aluno é provocado a buscar a xícara diferente no grupo.
- Torra de café: Introdução à torra, com objetivo de subsidiar as possibilidades sensoriais a partir de uma amostra de café cru.
- Metodologia SCA: Explicação sobre o protocolo de prova SCA.
- 1º Cupping: O aluno aprenderá a pontuar o café segundo o protocolo SCA.
Etapa 03: (duração de 8h)
- Triangulação: Prova com várias amostras de café. Em cada grupo de três xícaras, há uma diferente. O aluno é provocado a buscar a xícara diferente no grupo.
- Matching Pairs: Café frio com adição de 4 ácidos diferentes. O aluno irá aprender qual acidez é possível encontrar na amostra de cafés e como identificá-la.
- 2º Cupping: Prova e pontuação de cafés segundo o protocolo SCA.