Na última terça-feira (26), a Caparaó Jr. realizou atendimento no distrito de São José das Fruteiras, município de Vargem Alta, na propriedade dos produtores Carlos, Walkíria e o filho Daniel.
Na ocasião, os técnicos da empresa foram solicitados pelos produtores buscando melhorias sob os aspectos de fertilidade do solo e nutrição de plantas, bem como identificar causas de amarelidão nas plantas, que apareceram mediante à uma severa chuva de granizo que afetou a região no ano passado. Os produtores relataram também baixa produtividade e dificuldade de obter mão-de-obra para a realização dos tratos culturais.
Dessa forma, realizou-se o diagnóstico do vigor vegetativo do parque cafeeiro da propriedade com o intuito de mitigar possíveis desbalanços nutricionais que a cultura implantada poderia estar apresentando. Constatou-se deficiência de nitrogênio e micronutrientes, como boro e zinco, fundamentais para o bom desenvolvimento do cafeeiro. Além disso, os prestadores de serviço da Caparaó Jr. instruíram o proprietário sobre manejo de pragas, doenças, podas e desbrotas, além de aspectos importante de pós-colheita visando a melhoria da cultura e, consequentemente, uma maior lucratividade.
Assim, foi realizado um treinamento prático com os proprietários sobre a coleta de amostras de solo, divisão de talhões e estimativa de plantas do parque cafeeiro da propriedade, reforçando a importância da coleta de modo correto no intuito de mensurar de forma assertiva os valores de nutrientes que estejam indisponíveis para o cafeeiro naquele momento, bem como a dosagem por planta e períodos ideais de aplicação. O objetivo é fazer com que o produtor extraia ao máximo da capacidade produtiva de sua propriedade de modo com que as boas práticas agrícolas estejam sempre alinhadas.
Com as amostras de solo recolhidas, espera-se realizar a interpretação dos resultados e estimar a metodologia ideal para correção de possíveis desbalanços nutricionais apresentados pelas lavouras.
As atividades da empresa envolvem os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura do IFES – Campus de Alegre, contribuindo não só para o desenvolvimento das propriedades atendidas, mas também para o crescimento profissional do futuro profissional formado no Campus.