Caparaó Jr. realiza os últimos atendimentos do ano

Os últimos produtores atendidos este ano foram os irmãos Claudio Almir Neves de Castro e Aldair Ravani de Castro, da comunidade de Rive, em Alegre – ES. Na visita, Cláudio mostrou com felicidade as suas lavouras de café conilon. Cláudio tem seguido as recomendações de fertilizantes passados pela Caparaó Jr.

O tecnólogo Danilo Mendes, que atende os produtores desde o ano de 2014, quando começaram, diz que eles começaram do zero. Compraram o sítio com uma lavoura abandonada, bem debilitada, e aos poucos foram implantando vários clones para ver o que se adaptaria melhor ao ambiente.

 

 

Lavoura do produtor Claudio Almir, de Rive, em Alegre – ES

Hoje com lavouras bem formadas, nutridas corretamente, e com sistema de irrigação por gotejamento, conseguiram minimizar os efeitos da longa estiagem que assolou o estado do Espírito Santo. Segundo o tecnólogo Danilo Mendes, as lavouras dos produtores estão em ótimo aspecto vegetativo.

A propriedade dos irmãos Ravani, serviu de aporte para a Caparaó Jr., juntamente com o técnico da COOPAVEK, Pedro Diesel, na oficina sobre produção de água e conservação de nascentes. Fato consumado durante o VI Encontro de Cafeicultores do Ifes campus de Alegre, recebeu dezenas de produtores para acompanhar a recuperação de uma nascente na prática. “De outubro pra cá (dezembro) o volume de água aumentou consideravelmente”, diz o produtor Claudio Almir.

 

A nascente onde ocorreu a oficina “Produção de água e conservação de nascentes”